1. (Enem-MEC) Leia o texto. O sedutor médio Vamos juntar Nossas rendas e expectativas de vida querida, o que me dizes? Ter 2, 3 filhos e ser meio felizes? Luis Fernando Veríssimo. Poesia numo boro dessas?/ Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições críticas: a) nos três primeiros versos, em que "juntar expectativas de vida" significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica. B) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo "médio" no título e do advérbio "meio" no verso final. C) no verso "e ser meio felizes?’, em que "meio" é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado. D) nos dois primeiros versos, em que "juntar rendas" indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher. E) no título, em que o adjetivo "médio" qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas
Respostas
A alternativa B é a correta. O poema de Veríssimo traz uma crítica as convenções sociais se valendo do adjetivo "médio" e o advérbio "meio" no final.
Como usar a interpretação de texto?
O poema do enunciado traz a necessidade de interpretação para a resposta. Nesse caso, é importante analisar o significado de cada palavra-chaves.
Nas alternativas nos é apresentado a analise da palavra "médio" e "meio", por exemplo. Sendo assim, ao ler o poema, é importante que nos atentemos ao que o autor quis passar com ambas as palavras.
A alternativa A é considerada errada, pois na expressão "juntar expectativas de vida" não se imprega no sentido de aumentar o tempo de existência. Expectativa de vida, relacionado a casamento, significa caminhar por um objetivo e concretiza-los juntos.
Já a alternativa C nos traz a reflexão do "meio felizes", nesse caso, o "meio" tem a conotação de "um pouco", e não metade do casal. Ou seja, "meio felizes" quer trazer a visão de "um pouco felizes" (ambos).
E nas alternativas D e E, temos uma visão de que o problema, ou solução, de vida esta no outro. A passagem "juntar rendas" e a qualificação de "médio" como desinteresse não são verdadeiras. Não necessáriamente juntar a renda a alguem significa almejar os ganhos do outro por passagem de dificuldades financeiras.
O mesmo acontece com usar a palavra "médio" para demonstrar desinteresse, pois esse termo do título faz uma crítica / associação a ser mediano nos atos e não nas habilidades do sujeito em relação à parceira.
Entenda mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ4