• Matéria: Sociologia
  • Autor: JoseVitor4346
  • Perguntado 2 anos atrás

Esse plurilinguismo pode ser entendido como reflexo na tolerância
do estado?

Respostas

respondido por: priscilapsd
1

O plurilinguismo é reflexo das misturas de línguas nativas e imigrantes em nosso país. Nós teríamos muita mais línguas faladas no Brasil se não fosse pela perseguição e apagamento por parte do estado.

Plurilinguismo: a língua como instrumento de resistência cultural

Dizer que o Brasil é um país de língua portuguesa é um erro, preconceito, desconhecimento da realidade e um projeto político de se construir um país monolíngüe.

No Brasil são falados cerca de 215 idiomas, sendo 180 de origens indígenas, autóctones, as de descendência imigrantes outras 30, LIBRAS e línguas afro-brasileiras e quilombolas oficiais reconhecidos.

Somos, portanto, um país plurilíngüístico, e tentar nos conceituar como nação de língua portuguesa, é uma atitude colonialista e europeizada, forma de exclusão dos povos étnicos e lingüísticos da nacionalidade.

A democracia e tolerância do estado se faria portanto se conduta contrária fosse praticada, a de não redução de nosso povo à figura de luso-brasileira, se nossa história fosse contada sob a ótica verdadeira e o apagamento cultural,  violento e discricionário não fossem repetida dia após dia, como uma seqüência de denúncias a serem feitas.

Aprenda mais sobre diversidade linguística aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23603295

#SPJ4

Perguntas similares