Sobre a prática política populista do governo de Getúlio Vargas, assinale a alternativa correta.
a) O nacionalismo foi amplamente utilizado pelos governos populistas com base em um discurso voltado contra a dominação do capital estrangeiro e a favor da defesa dos interesses nacionais. No Brasil, por exemplo, em 1953, a campanha "O Petróleo é nosso" e a proposta do governo da lei de
lucros extraordinários, são exemplos desse caráter nacionalista.
b) Getúlio Vargas foi um ponto de coesão e referência sociopolitica, demonstrando notável capacidade de mobilização popular e o seu governo se legitimou nas suas práticas políticas, tendo como
referência a elite agroexportadora, cujos interesses dizia combater.
Como os governos populistas se utilizavam muito da propaganda para reforçar a imagem do grande lider, eles permitiam que a imprensa, assim como os demais meios de comunicação de massa, atuasse de forma livre.
d) O discurso nacionalista e desenvolvimentista utilizado por Getúlio Vargas desagradou tanto a elite burguesa urbana e industrial quanto às massas operárias. Tanto que o ato de cometer suicidio pode ser considerado como confirmação desse fracasso.
e) Do ponto de vista econômico-financeiro, o governo provisório de Getúlio Vargas mostrou-se preocupado com a situação da produção industrial brasileira voltada para a exportação, importante para chegar a um equilíbrio na balança comercial. Para isso, em fevereiro de 1931, criou o Conselho Nacional da Indústria e do Emprego com o objetivo de regularizar, proteger e expandir a produção
industrial.
Respostas
Uma das referências de prática política populista do governo de Getúlio Vargas foi o nacionalismo, baseado em um discurso protecionista, isto é, contra o domínio do capital externo, defendendo os interesses internos da nação, por exemplo, a campanha "O Petróleo é nosso e a proposta da lei de lucros extraordinários. (Alternativa A)
O que é nacionalismo?
O nacionalismo é um conceito derivado da formação dos Estados nacionais modernos, a partir do século XV, em que os Estados tornaram-se nações independentes e soberanas, cuja união dos povos estava fundamentada em elementos comuns, como território, língua, cultura, religião etc.
As características da política nacionalista estão relacionadas à proteção nacional de eventuais ataques externos, seja no campo político, econômico ou social. Dessa forma, o protecionismo contra inimigos externos e a exaltação e valorização de elementos internos são bem demarcadas no nacionalismo.
Aprenda mais sobre nacionalismo em: https://brainly.com.br/tarefa/3633187#
#SPJ1