FAÇA UMA REDAÇÃO!
TEMA: IDOSOS DO BRASIL NO SÉCULO XXI: NEGLIGÊNCIADOS OU VALORIZADOS
Respostas
Resposta:
FAÇA UMA REDAÇÃO!
TEMA: IDOSOS DO BRASIL NO SÉCULO XXI: NEGLIGENCIADOS OU VALORIZADOS?
Inicialmente é preciso definir muito bem o que é um idoso. De qual faixa etária estamos falando?
O próprio Estatuto do Idoso não deixa muito bem claro a partir de qual idade há que se considerar uma pessoa como idosa, considerando-se, muito em especial, o aumento na expectativa de vida, graças ao incremento da ciência no que tange à saúde como um todo.
As empresas costumam vilipendiar o cidadão a partir da faixa etária entre 55/60 anos, sob a alegação de perda de produtividade. Entretanto, muitas são as profissões em que o elemento naquela faixa é ainda melhor do que muitos mais jovens. A exemplos temos os professores, os advogados, os médicos, os engenheiros e muitos outros que, na medida em que passa o tempo, em função de experiências adquiridas, tornam-se ainda melhores profissionais.
A Previdência Social busca amparar o idoso a partir de 65 anos de idade, através do benefício chamado de BPC ( Benefício por Prestação Continuada). Este benefício concede àqueles cidadãos uma remuneração mínima à base de um salário mínimo mensal, ainda que eles jamais tenham contribuído para a Previdência.
Fica bem claro, a princípio, que o idoso no nosso país, se não é negligenciado, também não se pode afirmar ser ele valorizado, em especial quando se refere à disputa de uma vaga de trabalho.
Com relação ao amparo social, temos sim, se não uma valorização, pelo menos um respeito de parte da Legislação vigente.
Explicação:
O texto satisfaz?