A Assistência Social é um conjunto de atividades direcionadas para o atendimento dos hipossuficientes. Presta serviços e benefícios aos mais necessitados. Entre os objetivos da Assistência Social encontram-se:
I. Proteção à família, maternidade, infância, adolescência e à velhice.
II. Promoção da integração ao mercado de trabalho.
III. Habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
IV. Participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
a.Apenas as assertivas I, II e III são corretas…
b.Apenas as assertivas II e III são corretas.
c.Apenas as assertivas I e IV são corretas.
d.Apenas as assertivas II e IV são corretas.
e.Apenas a assertiva I está correta.
Respostas
Os objetivos da Assistência Social estão elencados nos incisos do artigo 203 da Constituição Federal, entre os objetivos encontram-se: a. Apenas as assertivas I, II e III são corretas
Assim dispõe o art. 203 da CF/88, nestes termos:
Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; (alternativa I)
II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;
III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; (alternativa II)
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; (alternativa III)
V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
VI - a redução da vulnerabilidade socioeconômica de famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza.
Bons estudos!
Resposta:A (I,II e III)
Explicação:
Art. 2o A assistência social tem por objetivos: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)c) a promoção da integração ao mercado de trabalho; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)d) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; e (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)e) a garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)