01) Assinale a alternativa que não contém um mecanismo de evolução biológic: segundo a teoria de neodarwinismo:
a) Mutação b Mimetismo
c) Deriva genética
d) Seleção natural
e) N.D.A
02) "Segundo pesquisas, no período Cretáceo, de 144 a 65 milhões de anos atrás todas a serpentes tinham patas posteriores, que desapareceram paulatinamente, devid a uma necessidade imposta pelo ambiente a esses animais que passaram a se move deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessa: condições as patas deixaram de ter utilidade e passaram ate a prejudicar o deslizamento As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceran por completo". Este texto exemplifica a teoria denominada: a) Fixismo
b) Darwinismo
c) Lamarckismo
d) Neodarwinismo
e) Seleção natural
03) Mencione duas evidências da evolução biológica.
04) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora o seguintes conceitos á teoria original proposta por Darwin a) Mutação e seleção natural
b) Mutação e adaptação
c) Mutação e recombinação gênica
d) Recombinação gênica e seleção natural
e) Adaptação e seleção natural
05) O que a teoria sintética da evolução adicionou ás ideias de Darwin e Wallace? 06) Em sua opinião, os seres vivos que habitam a terra hoje são os mesmos desde surgimento da vida no planeta? Justifique sua resposta
07) Atualmente, a evolução das espécies é explicada corretamente de acordo com teoria elaborada por:
Respostas
01 - ( A ) Mimetismo.
Trata-se de uma característica adaptativa que consiste em imitar outro ser para obter vantagens.
02 - ( C ) Lamarckismo.
Mais especificamente, “lei do uso e desuso” onde o órgão que é usado se desenvolve e o órgão que não é usado atrofia.
03 - Duas evidências científicas da evolução biológica que podem ser citadas são: presença de Fósseis e as Evidências Moleculares.
" A evolução biológica diz respeito a uma teoria de que todos os seres tiveram como precursor um único ser. Nesse sentido, os fósseis são evidências de que esse processo de evolução ocorreu, tendo em vista que fósseis de animais que não mais existem ou que possuíam características mais primitivas que atualmente indicam que as espécies estão em constante modificação e evolução."
"Já as evidências moleculares, dizem respeito ao fato de que todos os seres vivos possuem células que apresentam, em seu interior, um material genético. Esse material genético pode variar de acordo com as espécies, entretanto, aquelas que se encontram mais próximas na árvore genealógica, compartilham de maior número de genes. Portanto, pode-se inferir que é possível que os seres tenham tido uma mesma origem."
04 - ( C ) A Mutação e a Recombinação Gênica não estavam presentes na teoria proposta por Darwin inicialmente, pois, tais aspectos não eram conhecidos quando a teoria foi proposta.
05 - A Teoria Sintética da evolução pode ser compreendida como a teoria de Darwin associada a elementos a exemplo da Mutação e a Recombinação Genética.
A teoria sintética da evolução leva em conta que eventos como as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são contribuições para a evolução.
As combinações gênicas, por exemplo, resultam da segregação independente dos cromossomos, ao passo que as permutações são eventos característicos da meiose, e estão relacionadas à variabilidade genética de uma determinada população.
06 - Não !
Pelo fato de que os seres vivos estão sujeitos a mudanças, em virtude das diferentes pressões ambientais que se mostram presentes desde o surgimento da vida no planeta.
O surgimento da vida no planeta teria sido marcado por uma atmosfera primitiva, com maior incidência solar, em função de uma camada atmosférica menor.
Ao longo dos milhões de anos de evolução, observou-se a formação de novas espécies e características, o que se alinha com as teorias evolutivas, mostrando que as espécies hoje são diferentes.
07 - Darwin !