Leia o texto abaixo:
A primeira grande investida islâmica no continente ocorre no ano 640. Com as tribos árabes unificadas, em torno da religião recém-criada pelo profeta Maomé, os exércitos muçulmanos partem, com o fito de levar a “palavra sagrada” até o outro lado do mundo. Saindo da Palestina, eles cruzam o Sinai e entram no Egito. Então, numa sequência, várias cidades vão sendo tomadas pelas tropas muçulmanas, que, fortalecidas por novos batalhões vindos da Arábia, avançam também para o sul, chegando quase até a Núbia. No rumo oeste, a palavra e a espada de Alá alcançam, seguidamente, as regiões mais importantes, para chegarem finalmente ao Magreb, no Atlântico, em 681.
(Fonte: LOPES, Nei. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. São Paulo: Barsa Editora, 2008. P. 23).
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
O Islã, apesar de todas as tentativas, não teve uma penetração significativa no continente africano, sendo que 681 marca o final de sua curta vida no continente africano.
A conversão ao Islamismo foi plenamente pacífica, não sendo necessário o uso da força armada para a expansão da nova religião acontecesse no território africano.
De fato, a conversão ao Islã na África se deu tanto pela palavra quanto pela espada, conforme aponta o texto. No Egito, entretanto, a conversão foi mais pacífica, pois após a reforma do Faraó Akenaton já predomina o monoteísmo na região.
A expansão do islamismo no continente africano se deu também de forma belicosa, se concentrando, a princípio, na África setentrional.
A entrada dos exércitos muçulmanos no Egito não significa, necessariamente, a entrada na África, pois apesar de estar no continente africano, o Egito é considerado parte do Oriente Médio.
Respostas
As invasões realizadas pelas tribos árabes, na promoção do islamismo, intensificaram a escravidão para com os povos negros. Identificamos a alternativa correta como a letra D) A expansão do islamismo no continente africano se deu também de forma belicosa, se concentrando, a princípio, na África setentrional.
Expansão do Islamismo
Com a unificação das tribos árabes, o islamismo passa a ser expandido como religião, através das conquistas militares realizadas. Dominando uma extensão de território, idêntica ao Império Romano, rapidamente o islamismo atinge o continente europeu, através da conquista da Península Ibérica.
O seu fundador, Maomé, proclamou-se como profeta de Alá, visto ter recebido revelações progressivas da parte de Deus, transmitidas através do anjo Gabriel.
Entenda mais sobre islamismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12540949
#SPJ1