Dica do Professor
Na prática
1. Os minerais formam a cinza dos materiais biológicos após completa oxidação da matéria orgânica. A maior parte dos minerais aparece no esqueleto
humano, e uma menor parte aparece formando parte da estrutura de macromoléculas, como hemoglobina, mioglobina, insulina e várias enzimas.
Outra parte dos minerais encontra-se no interior das células e nos fluidos corporais na forma iônica, regulando o pH, a pressão osmótica e o
equilíbrio eletrostático tanto no interior das células como dos fluidos fisiológicos (SGARBIERI, 1987).
Sobre as características dos minerais, assinale a alternativa correta.
A. Os minerals representam a parte orgânica dos alimentos, responsávels por diversas funções metabólicas do organismo.
B. Os minerals podem ser divididos em dols grupos, denominados de macro e micro elementos, sendo o manganês e o selênio exemplos de macroelementos
encontrados em quantidades malores no organismo.
C. O ferro é um mineral cofator do transporte de oxigênio, fosforilação oxidativa, metabolismo de neurotransmissores, sintese de DNA, conversões de
peróxidos, síntese e ácidos graxos e produção de ácido nítrico.
D. O flúor é um microelemento essencial o organismo, pls está associado à produção de Insulina e à sintese de DNA e RNA.
E O lodo é um mineral cula principal fonte é a castanhador
ata Importante
Respostas
Resposta:Os minerais formam a cinza dos materiais biológicos após completa oxidação da matéria orgânica.
Explicação:
Resposta: Alternativa correta letra C.
"C. O ferro é um mineral cofator do transporte de oxigênio, fosforilação oxidativa, metabolismo de neurotransmissores, síntese de DNA, conversões de peróxidos, síntese de ácidos graxos e produção de ácido nítrico."
Explicação:
Minerais são substâncias de origem inorgânica, amplamente distribuídos na natureza, que têm diversas funções metabólicas.
Os minerais podem ser divididos em dois grupos, denominados de macro e micro elementos, sendo o manganês e o selênio exemplos de microelementos encontrados em quantidades menores ou traços no organismo.
O ferro é um mineral encontrado no organismo em pequenas quantidades e um cofator de vários processos biológicos, como transporte de oxigênio, fosforilação oxidativa, metabolismo de neurotransmissores, síntese de DNA, conversões de peróxidos, síntese de ácidos graxos e produção de ácido nítrico.
O zinco é considerado um mineral essencial para o homem, pois está associado à produção de insulina, é componente de mais de 90 enzimas relacionadas com a catálise ácido-base e está relacionado com a síntese de DNA e RNA.
O iodo atua no funcionamento correto da glândula tireoide, que, por sua vez, sintetiza os hormônios tiroxina (T3) e tri-iodotironina (T4). Esses hormônios têm diversas funções no organismo. As principais fontes de iodo são: sal iodado, leite e ovos.