A ineficiência do estado resulta em bens e serviços públicos de baixa qualidade e em quantidade inferior ao necessário. Como resultado, recursos que poderiam ser investidos na produção são desviados tanto pela maior tributação como pela necessidade de o setor privado assumir as responsabilidades do estado. Ambos impõem custos à sociedade. O estado brasileiro gasta muito com custeio. O aumento da eficiência do estado passa pela maior alocação dos recursos em investimento, pela avaliação sistemática de projetos e programas de governo, e por mecanismos de prevenção e combate à corrupção. Para isso, é necessário reduzir a burocracia, melhorar a capacidade do estado planejar e executar suas políticas e investimentos, além de aumentar a transparência do setor público
Respostas
Segundo o enunciado, podemos colocar como corretas as assertivas I e III, que falam corretamente sobre serviços públicos visto que a assertiva II erra em:
- O estado brasileiro não provê serviços básicos à população como um todo, nem tampouco, serviços eficientes e de alta qualidade. Não há estimulação de investimento na área.
Serviços públicos brasileiros
Embora na teoria a nação brasileira seja assistencialista, uma parcela da população ainda não é contemplada por serviços básicos, como saneamento. Os modelos de distribuição de serviços públicos não chegam às comunidades todas.
O que chamam de "cofres públicos" é imposto pago pelo cidadão, então é praticamente crime contra a constituição que algumas pessoas não possuam seus direitos humanos mais básicos pagando alguns dos impostos mais elevados do mundo.
Complemento da questão — assertivas:
I – A meta representada no gráfico prevê aumentar a participação do investimento na despesa do governo, de 3,9% para 5,0%.
II - O Estado brasileiro provê adequadamente de serviços básicos a população, bens e serviços públicos são suficientes e de alta qualidade, logo encarecem as atividades econômicas e estimulam o investimento.
III - A avaliação de políticas públicas e a melhor gestão de processos, resultados e recursos humanos são pontos centrais para melhorar a prestação de serviços sem pressionar o gasto público, assim, é necessário que as políticas tenham metas e métricas definidas desde antes de sua implementação e que sejam avaliadas periodicamente para verificar se estão sendo cumpridas.
Complemento de leitura sobre serviços públicos: https://brainly.com.br/tarefa/15930390
#SPJ4