• Matéria: História
  • Autor: joycengenharia8150
  • Perguntado 3 anos atrás

A lei de 1850 representou um marco importante no processo de abolição da escravidão no país. Essa medida teve como impacto o(a):

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

A intensificação do tráfico interprovincial foi uma das consequências da lei Eusébio de Queiroz, parte do processo de abolição da escravidão no país. Alternativa D.

Consequências advindas dos processos da abolição da escravatura no Brasil

Com as proibições impostas aos grandes fazendeiros que se arriscavam a perder a carga importada, no caso, os trabalhadores africanos, caso insistissem no tráfico através do Atlântico, os donos de escravos passaram a disputar entre si, uns tomando os cativos dos outros e causando conflitos, ou tentando comprar os escravizados remanescentes.

Desse modo, os claros prejuízos causados pela lei Eusébio de Queiroz eram acompanhados das instabilidades representadas pelas muitas disputas, onde um fazendeiro era rodeado pela constante ameaça de perder sua mão de obra caso outro fazendeiro invadisse suas terras e raptasse seus cativos para trabalhar em outro local, sendo tal determinação legal propulsora da liberdade definitiva que agraciaria os escravos.

Abaixo, o restante da questão:

"O ano de 1850 foi um marco divisor de águas, devido à promulgação da lei Eusébio de Queiroz. Embora, após a extinção oficial do tráfico, tenham sido registrados alguns desembarques clandestinos de africanos, estes foram em pequeno número e, dez anos após a promulgação da referida lei, o Brasil havia definitivamente deixado de ser um país importador de escravos."

  • a) declínio da produção cafeeira;
  • b) crescimento do número de alforrias;
  • c) distribuição de terras para os libertos;
  • d) intensificação do tráfico interprovincial;
  • e) adoção de uma política de reprodução de cativos.

Aprenda mais sobre as consequências da abolição da escravatura: brainly.com.br/tarefa/23733805

#SPJ4

Perguntas similares