• Matéria: Filosofia
  • Autor: brendhamaisa4200
  • Perguntado 3 anos atrás

(enem mec/2014) numa época de revisão geral, em que valores são contestados, reavaliados, substituídos e muitas vezes recriados, a crítica tem papel preponderante. essa, de fato, é uma das principais características das luzes, que, recusando as verdades ditadas por autoridades, submetem tudo ao crivo da crítica. kant, i. o julgamento da razão. in: abrão, b. s. (org.) história da filosofia. são paulo: nova cultural, 1999. o iluminismo tece críticas aos valores estabelecidos sob a rubrica da autoridade e, nesse sentido, propõe a) a consolidação de uma visão moral e filosófica pautada em valores condizentes com a centralização política. b) o estímulo da visão reducionista do humanismo, permeada pela defesa de isenção em questões políticas e sociais. c) a defesa do pensamento dos enciclopedistas que, com seus escritos, mantinham o ideário religioso. d) o incentivo do saber, eliminando superstições e avançando na dimensão da cidadania e da ciência. e) a manutenção dos princípios da metafísica, dando vastas esperanças de emancipação para a humanidade.

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

O iluminismo tece críticas aos valores estabelecidos sob a rubrica da autoridade e, nesse sentido, propõe o incentivo do saber, eliminando superstições e avançando na dimensão da cidadania e da ciência (D).

O que é iluminismo?

Iluminismo foi um movimento de origem francesa que trouxe uma nova concepção de coletividade, de liberdade e de isonomia entre o povo francês.

Foi o motim que culminou na Revolução Francesa do século XVIII, pois movimentou a classe intelectual em prol dos preceitos burgueses de liberdade, igualdade e fraternidade.

O iluminismo trouxe esclarecimentos, novos ideais, empenho em relação à política e às questões sociais.

Os principais pensadores iluministas são:

  • Montesquieu;
  • Rousseau;
  • Locke;
  • Voltaire.

Saiba mais sobre iluminismo em: brainly.com.br/tarefa/2510488

#SPJ4

Perguntas similares