• Matéria: Saúde
  • Autor: DiegoCOP3909
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a Lei nº 9. 787, de 10 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre a vigilância sanitária, a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e estabelece o medicamento genérico, é correto afirmar:

(Ref. : 202109197735)


Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,,,

Respostas

respondido por: MPia22
0

Sobre a Lei nº 9. 787 e suas disposições em relação aos medicamentos genéricos, a alternativa que apresenta informações corretas é a alternativa D:

  • Medicamento de Referência é o produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.

Medicamentos Genéricos

Os medicamentos genéricos são medicamentos que possuem em sua composição o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência e cuja exclusividade de produção desse medicamento, a conhecida patente, deixou de vigorar, o que permiti sua produção de forma genérica por outros laboratórios.

A principal vantagem dos medicamentos genéricos em relação ao medicamento de referência é a sua precificação, sendo o genérico mais barato em relação ao valor cobrado do consumidor do que o original.

As alternativas da questão são:

  • A - O Medicamento Genérico é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

  • B - Medicamento Similar é um medicamento parecido a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira ou pela Internacional.

  • C - A Bioequivalência indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

  • D - Medicamento de Referência é o produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.

Conheça mais sobre Medicamentos Genéricos aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/29304061

#SPJ4

Perguntas similares