Um dos tratamentos da tuberculose requer o uso de três medicamentos combinados: a rifampicina, a isoniazida e a pirazinamida. A seguir está representada a estrutura do antibiótico rifampicina. São grupos funcionais presentes na estrutura da rifampicina:
Respostas
Resposta: A rifampicina apresenta fórmula molecular de C₄₃H₅₈N₄O₁₂.
Portanto, na molécula de rifampicina estão presentes os seguintes grupos funcionais: álcool, enol, fenol, éter, amina, amida, cetona e éster.
Explicação: No entanto, para observar quais são os grupos funcionais presentes é necessário observar a fórmula estrutural.
Nela, encontramos o grupo -OH ligado em carbono primário, portanto é a função álcool, ligado em carbono secundário, portanto é a função enol e também ligado a um anel benzênico, portanto é a função fenol.
Há oxigênio entre dois carbonos (C - O - C), que é a função éter e nitrogênio entre dois carbonos (C - N - C), que é a função amina. Também há nitrogênio ligado em carbonila (N - C = O), que representa a função amida.
Há carbonila entre dois carbonos (C _ C _ C), que representa a função cetona e carbonila ligada ao grupo -OH, que representa a função éster.