Este aviso foi publicado pelo proprietário da escrava africana Dina na Gazeta do Rio de Janeiro em 25 de Fevereiro de 1809:
“No dia de entrudo pelas 9 horas e meia da noite fugiu a Vicente Guedes de Souza huma mulata filha de Cabo da Boa Esperança por nome Dina, de estatura ordinária, clara, e com signaes de sardas pela cara; fala Portuguez e Inglez; cabelo hum pouco crespo, idade pouco mais, ou menos de vinte cinco anos: Quem dela tiver noticia avisará ao mesmo na Rua da Misericordia defronte do Açougue grande, ou na Loja da Gazeta, e receberá boas alviçaras”.
SANTOS, Ynaê Lopes dos. História da África e do Brasil Afrodescendente. Rio de Janeiro: Palhas, 2017.
A partir da leitura deste material e de outras análises, podemos observar que era comum o anúncio em jornais da época apresentando o sumiço de um cativo e a recompensa mediante informações precisas do mesmo. Este recurso só enfatiza uma das formas de resistência utilizadas pelos africanos escravizados na América Portuguesa. Tendo estas inquietações por referência, analise as afirmações abaixo:
I – A fuga foi uma estratégia tão comum de resistência à escravidão que os proprietários utilizavam diferentes formas de lutar contra ela. Nas regiões rurais, contratavam os capitães do mato para realizar a busca do escravo em fuga. Já nos centros urbanos acionava-se a polícia, ou anunciava em jornais oferecendo uma recompensa.
II – As fugas escravas se apresentavam de duas formas distintas: havia aqueles que fugiam sem intenções de retorno e que efetivamente pretendiam negar a escravidão e obter sua liberdade, e os escravos que promoviam fugas como estratégia de poder negociar com seus senhores por melhores condições de trabalho e vida.
III – Quando a captura do escravo fugido ocorria os senhores costumavam aplicar castigos físicos violentos e obrigar o escravo a usar uma gargalheira que servia como símbolo de escravo fugido. No campo em alguns casos, os proprietários mandavam cortar uma orelha do escravo capturado.
IV – Uma parcela significativa de escravos africanos ao conseguirem fugir de seus proprietários procurava se refugiar nos Quilombos. Nessas comunidades isoladas e autossuficientes, os escravos refaziam suas vidas à margem do cativeiro e obtinham a segurança que precisavam.
Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
Todas as alternativas.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
5
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
4️⃣2️⃣9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣
TRABALHO COM GARANTIA DE NOTA
ATIVIDADES
MAPAS
4️⃣2️⃣9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣