• Matéria: História
  • Autor: arielmurilo58
  • Perguntado 3 anos atrás

Filme maua o imperador e eo rei
1.de que maneira o fim do trafico de escravos no brasil contribuen na industrializçao

Respostas

respondido por: gigiovanss
1

Outrora a economia brasileira era predominante agrária, todos os esforços eram voltados para agroexportacão. Este fator vinculado com o tráfico negreiro -possuía um alto custo e levava ao trabalho compulsório - contribuiu para o atraso da industrialização.

Uma vez que a trafico negreiro foi proibida, lei Eusébio de Queiroz, as vultosas somas de capital empregadas no tráfico tiveram de se alocar em outros ramos de atividades, o que provocou uma injeção considerável de dinheiro na economia, acarretando

respondido por: tecney
0

Resposta: Vimos que O capitalismo, surge, forte e incontestável, juntamente com a revolução inglesa industrial.

sistemas socialistas, e escravistas, no sistema socialista, havia contradições de interesses, pois ninguém estava disposto a dividir riquezas, quem não tinha queria receber de quem tinha, e quem tinha, não dava ajuda financeira nem ao menos queria saber se devia ou não distribuir suas riquezas a todos os outros.

Aos poucos, as colônias deixavam de ser colônias, e davam aos poucos, espaço para um pais que viria a ser industrializado.

O maior fato se deve de que Mauá, com apenas 30 anos de idade, se torna o mais rico homem do país, e ainda entra como um dos mais ricos do planeta, ele larga todo o seu trabalho e sociedade, e investe na indústria, que lhe favorece muito e lhe deixa extremamente poderoso.

Seu sucesso se deu pelo relacionamento com  banqueiros ingleses e ninguém menos que o Barão Richard Durden, então um dos homens mais ricos do mundo. Seus feitos incluem a fundação do Banco do Brasil, a construção da primeira ferrovia brasileira, a iluminação do Rio de Janeiro, a instalação de cabos submarinos de telégrafo até a Europa, o que lhe valeu o título de Visconde de Mauá.

essa sanha empreendedora incomoda profundamente o Imperador Pedro II,   já que a visão de Mauá sugere um país que não necessita das rédeas do Império para se transformar em uma potência.

O Imperador começa a tramar contra Mauá, o levando a praticamente a falência.

Em uma audiência privada com o Imperador, onde destila sua mágoa ufanista contra o que considera uma conspiração não contra ele, mas contra o futuro do Brasil. Aos 60 anos, acuado e  falido, Mauá retoma os negócios e consegue saldar todas as suas dívidas, voltando a ser um dos homens mais ricos do País.

Explicação:  Ele desejava fortemente a banição da escravidão, achava imoral e degradante, além de anti - econômica, uma prova do mesmo, seria de que ele viria a contratar seu escravo para se tornar empregado.

Perguntas similares