O projeto político-pedagógico, nomeado na LDB como proposta pedagógico, representa mais do que um documento. Deve ser definido como sendo:
I . Um processo permanente de reflexão e discussão de problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
II . Um simples agrupamento de planos e de atividades diversas a serem executados por todos os participantes da escola.
III. Um processo inflexível que deve ser realizado por todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
IV. Prioritariamente um projeto político-pedagógico, pois está intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população minoritária.
Respostas
Resposta:
I. um processo permanente de reflexão e discussão de problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
(A IV estaria correta se não fosse a palavra "minoritária" no final)
Explicação:
A teoria em si […] não transforma o mundo. Pode contribuir para sua transformação, mas para isso tem que sair de si mesma, e, em primeiro lugar, tem que ser assimilada pelos que vão ocasionar, com seus atos reais, efetivos, tal transformação. Entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação: tudo isso como passagem indispensável para desenvolver ações reais, efetivas. Nesse sentido, uma teoria é prática na medida em que materializa, através de uma série de mediações, o que antes só existia idealmente, como conhecimento da realidade ou antecipação ideal de sua transformação (VAZQUEZ, 1977, p. 207) (grifos nossos).