• Matéria: Saúde
  • Autor: anamatos9430
  • Perguntado 3 anos atrás

A cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros. Mas a situação melhorou entre 2003 e 2010, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o índice CPO-d como medida universal da cárie e recomenda a idade de referência de 12 anos para avaliar a ocorrência de cárie em uma população. Esse índice é importante para levantamentos epidemiológicos em saúde bucal, que são definidos como estudos que fornecem informações básicas sobre a situação de saúde bucal e/ou sobre as necessidades de tratamento odontológico de uma população, em determinado tempo e local, sendo seus principais objetivos conhecer a importância dos problemas odontológicos e monitorar mudanças nos níveis e nos padrões das doenças ao longo do tempo. O índice CPO avalia os dentes permanentes em três categorias: C – cariado; P – perdidos por cárie; e O – (obturados) restaurados. Sobre este índice, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I - Segundo o Ministério da Saúde, no relatório do levantamento epidemiológico SB Brasil 2010, o índice CPO-d/CEO-d tem o objetivo de expressar a soma dos dentes cariados, perdidos e obturados. Mediante o registro das necessidades de tratamentos, pode-se identificar a presença de lesões não cavitadas (mancha branca presente), bem como os diferentes níveis da doença ativa (cárie de esmalte, cárie de dentina e cárie próxima à polpa), além das necessidades propriamente ditas. PORQUE II - O índice CPO-d não deve servir como instrumento de apoio para o planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações voltadas à melhoria da saúde bucal da população, por não ajudar na avaliação da efetividade de ações de prevenção da cárie dental. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma:


hellen43245234523452: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,.,..,.,.,.,.,

Respostas

respondido por: gabipquintana
0

De acordo com os estudos do CPO sobre a cárie, podemos afirmar que a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa visto que diferente do que consta na II, o CPO-d é utilizado para para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países para realizar o planejamento e gestão das ações voltadas para a saúde bucal. Sendo assim, a alternativa correta a C.

Sobre a cárie e o relatório do CPO-d

Quando não tratada adequadamente, a cárie se torna um risco para a saúde do corpo inteiro, podendo atingir o dente causando um abscesso periapical que é caracterizado pelo inchaço da raiz, além da excreção de pus no local, além da dor fulminante. Para eliminá-la, é necessário realizar uma restauração de todo o tecido infectado e depois cobrimos com placas especiais o dente renovado.

Por isso, a OMS recomenda como ideal um valor de CPOD médio menor do que 1,1. Atualmente o nosso país está em exatos 1,1.

A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções são:

  • A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • B) As asserções I e II são proposições falsas.
  • C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Aprenda mais sobre cárie em brainly.com.br/tarefa/16694884

#SPJ4

Perguntas similares