A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto. Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz. ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981. A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:
Respostas
O modelo de dominação dos reinados da época era a tentativa de justificação estamental de dominação como ocorria, factualmente, visto que o rei era mantido pelas três classes. O que se opôs a esta tentativa foi a insurgência de revoltas camponesas, como nos indica a alternativa 1.
Justificação de poder na Idade Média
A população camponesa em alguns reinados da idade média passava facilmente dos 90%, para contornar este número, aqueles que detinham saber retórico implantaram uma lógica de que se é nobre orar, combater e trabalhar.
Não podemos retirar a nobreza destes fatos por razões arbitrárias, mas a nobreza de uma ação tem de ser escolhida, não coagida.
Uma vez que percebiam seu número, os camponeses se revoltavam. O sucesso destas revoltas só vem mais tarde, na modernidade, com o surgimento das repúblicas. Ainda assim, na contemporaneidade, existe a justificação estamental, que por sofismas, explica o porque das diferenças sociais serem necessárias.
Complemento da questão — alternativas:
- Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.
- Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.
- Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.
- Controlar a exploração econômica / unificação monetária.
- Questionar a ordem divina / Reforma Católica.
Complemento de leitura sobre justificação estamental: https://brainly.com.br/tarefa/39294401
#SPJ4
Resposta:
opor-se às revoltas camponesas.
Explicação:
A religião cristã foi criada para manter o povo ordeiro acreditando em castigo após a morte