• Matéria: Saúde
  • Autor: dzg6dtjw9s
  • Perguntado 2 anos atrás

Paciente de 55 anos, chega ao serviço de farmácia comunitária para o procedimento de consulta farmacêutica agendada, pois o serviço de enfermagem detectou-a com parâmetros alterados e concluiu que a mesma não apresenta adesão ao tratamento farmacológico. Paciente apresenta dificuldades para leitura, é diabética diagnosticada, tem prescrição de metformina 1000mg administrada 2x ao dia (A1C= 8,9% e glicemia de jejum 230mg/dL), dislipidemia (ColT=250mg/dL, HDL Col= 28mg/dL, tri -= 380mg/dL), com prescrição de sinvastatina 20mg com posologia diária, e fibrato 250mg durante a refeição principal (almoço) por questões de comodidade e para não esquecer de tomar todos os medicamentos de uma vez só antes do café juntamente com 20mg de Omeprazol.

Assinale a alternativa que apresenta os aconselhamentos que o farmacêutico poderia adotar para aumentar a adesão da paciente ao tratamento.


A) O farmacêutico deveria propor que a paciente venha à consulta acompanhada de um cuidador, pois a mesma não está apta para se comprometer com o autocuidado do qual a terapia com medicamentos depende também.


B) O farmacêutico deveria sugerir apenas terapias não farmacológicas para tentar reduzir o nível glicêmico da paciente, como a elaboração de dieta com baixo teor de carboidratos, pois a paciente já possui prescrição adequada para o caso.


C) O farmacêutico deveria escrever na caixa dos medicamentos o perfil posológico correto e ensinar para a paciente a ler as informações escritas por ele para que o tratamento seja eficaz.


D) O farmacêutico deveria estabelecer uma forma não escrita para a terapia posológica a fim de facilitar a adesão da paciente ao tratamento, transferir a sinvastatina para o período noturno, e o fibrato para o horário do almoço.


E) Sem dúvida o farmacêutico deveria encaminhar a paciente para o serviço médico, pois ele não é um profissional apto a alterar o perfil posológico dos pacientes.

Respostas

respondido por: lorenacarina963
0

Resposta:

O farmacêutico deveria estabelecer uma forma não escrita para a terapia posológica a fim de facilitar a adesão da paciente ao tratamento, transferir a sinvastatina para o período noturno, e o fibrato para o horário do almoço.

Explicação:

Perguntas similares