No período refratário relativo os canais sódios estão fechados, mas podem ser aberto por um estimulo que ultrapassa o limiar, sendo possível gerar um potencial de ação caso esse estímulo seja forte o suficiente. Qual seria um exemplo prático desse estímulo?
Tópico: Bioeletrogênese cardíaca
Respostas
No período refratário relativo os canais sódios estão fechados, mas podem ser abertos por um estimulo que ultrapasse o limiar do potencial de ação, que encontra-se maior. Assim, descargas elétricas exógenas, a depender da voltagem, é um exemplo no qual o período refratário relativo pode provocar potenciais de ação.
Diferenças entre período refratário relativo e absoluto
A despolarização celular é um evento que depende do influxo de íons sódio para o interior da célula e é influenciada pelos íons potássio.
Durante o período refratário absoluto, após o potencial de ação, os canais de sódio estão desativados, logo nenhum estímulo é capaz de gerar um impulso nervoso nessa fase.
No período refratário relativo, os canais de sódio estão ativados, mas encontram-se fechados, ao passo que os canais de potássio estão abertos e isso causa uma hiperpolarização da célula.
A hiperpolarização da célula aumenta o limiar para disparo do potencial de ação, mas não impede que ele aconteça, pois os canais de sódio podem ser abertos novamente caso ocorra aplicação de um estímulo mais intenso.
Leia mais sobre potencial de ação cardíaco em: https://brainly.com.br/tarefa/48044915
#SPJ4