Para agostinho, importante filósofo católico, as verdades eternas e imutáveis (que platão coloca no mundo das ideias) têm sua sede em deus, que é a verdade. Não as conhecemos por meio de uma recordação ou reminiscência de uma existência anterior à atual, como pensava platão, mas mediante um ato consciente de interiorização, no qual a razão toma consciência da presença de deus. A presença divina é a luz que nos faz ver essas verdades eternas. Boehner, p; gilson, e. História da filosofia cristã. Petrópolis: vozes, 2000 (adaptado). Segundo o texto, as verdades eternas e imutáveis de agostinho se diferem das ideias de platão por
Respostas
As verdades eternas e imutáveis de Agostinho se diferem das ideias de Platão por defender experiência dogmática (E).
Santo Agostinho e a verdade
Santo Agostinho, santo católico e santo africano, desenvolveu seu pensamento no ínicio da Igreja, no período chamado de Patrística.
A Patrística usa os livros de Platão como base e a Escolástica, os de Aristóteles. Há uso de escritos pagãos para se prevalecer a teologia e a superioridade da fé católica apostólica romana.
Procurou no pensamento de Platão, fundamentar a sua fé, quer dizer, buscou na razão dos filósofos gregos, a sustenção para a fé emergente.
Entretanto, seu pensamento dogmático colocou as verdades eternas e imutáveis como pertencentes ao Divino, diferente de Platão, que entendia como imutável as Ideias do mundo inteligível.
Complemento das questões:
Segundo o texto, as verdades eternas e imutáveis de Agostinho se diferem das ideias de Platão por:
A) afirmar postura cética.
B) evidenciar natureza inata.
C) comprovar gênese empírica.
D) garantir autonomia analítica.
E) defender experiência dogmática
Saiba mais sobre Santo Agostinho em: https://brainly.com.br/tarefa/2283228
#SPJ4