QUESTÃO 39
No primeiro momento da pandemia de covid-19, funcionários de empresas em todo o Brasil abandonaram os escritórios apenas com laptops em mãos. O passo seguinte foi se adaptar a uma rotina desconhecida: montar espaços de trabalho nas próprias residências - com companheiros, filhos e até pais como "colegas de baia" -, participar de reuniões virtuais e adaptar processos e estratégias para que funcionassem à distância. Chegou, então, a hora de avaliar desempenhos e, com isso, vieram mais dúvidas. Como medir os resultados do trabalho feito do outro lado da tela, longe da chefia e em meio a todas as dificuldades que a crise sanitária mundial apresentou?

Por contarem há anos com ferramentas digitais e sistemas de avaliação bem estabelecidos, grandes empresas não enfrentaram problemas na mecânica do processo. Na maioria das organizações, os funcionários já estavam habituados a preencher questionários de autoavaliação online e, em casos de equipes e chefias baseadas em outros estados e até países, realizavam conversas e recebiam feedbacks remotamente. O maior desafio foi lidar com o aspecto humano da avaliação e, para isso, as empresas têm apostado em educação e comunicação.

A exemplo dessas grandes empresas, nós temos a multinacional de cosméticos L'Oréal, a Intel, o Bradesco e a Siemens, que buscaram investir na proximidade entre gestores/líderes e subordinados que estavam em regime de teletrabalho. Entre as ações aplicadas teve rodas de conversa e coaching em grupo para preparar o ambiente, treinamentos com dicas sobre como conduzirem e acompanhar o processo de avaliação de desempenho, materiais de suporte como um guia para realização da avaliação de forma remota, aumento do número de reuniões e conversas entre líderes e equipe com sessões de feedback, etc. A gestão precisou ser mais próxima.

Após realizada a leitura, considere o trecho da matéria acima e, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Mesmo diante do desafio em lidar com o fator humano, as organizações que tomaram a decisão antecipada de adotar ferramentas digitais e sistemas de avaliação com aplicações e métodos já comprovados, apresentam maior facilidade em implementar a avaliação em regime de teletrabalho ou home office.

PORQUE

II. Nesses casos, mesmo trabalhando à distância, os colaboradores conseguem atender à proposta da avaliação de desempenho por já estarem acostumados com o uso de tais ferramentas, como por exemplo, questionários de auto avaliação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Respostas

respondido por: ednetmello
0

A alternativa correta é a alternativa 4, empresas que já tinham aderido às ferramentas digitais, tiveram mais facilidade para implementação de avaliações e  lidar com o regime em home office, nos quais, os colaboradores que estavam trabalhando nesse regime, conseguem realizar as atividades e as propostas de avaliação. Desse modo, a As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Trabalho em home office

O home office é um meio de trabalho já existente e que se tornou mais conhecido durante a epidemia do covid 19, sendo esse sistema adotado por  empresas, públicas e privadas.

No trabalho home office, o empregado continuava realizando as atividades da organização em casa, de forma virtual.

Saiba mais sobre home office em:

https://brainly.com.br/tarefa/46867054

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares