Respostas
Considerando o genótipo da fêmea dourada e os fenótipos resultantes nos filhotes, pode-se concluir que o genótipo do labrador macho preto é BbAa, alternativa D está correta.
Epistasia
Esta questão envolve o conceito de epistasia, que é quando mais de um gene influencia a mesma característica fenotípica. Neste sentido, sabe-se que o alelo B condiciona cor preta e que o genótipo bb levará a cor marrom, ou seja, a cor preta é dominante sobre a cor marrom.
Em outro gene, o alelo A condiciona a deposição dos pigmentos produzidos pelos alelos B e b, enquanto que o genótipo aa não condicionará deposição dos pigmentos, resultando em coloração dourada. Assim, a deposição de pigmentos é dominante sobre a coloração dourada.
Logo, sabendo-se que a fêmea é homozigota para os dois genes, ou seja, genótipo bbaa, e que o casal teve filhotes pretos, marrons e dourados, pode-se concluir que o macho necessita ser portador dos alelos recessivos, no entanto apresenta fenótipo dominante, ou seja, seu genótipo é heterozigoto, que é representado por BbAa.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"A pelagem no cão labrador é geneticamente determinada por epistasia recessiva, de modo que o alelo B determina o pigmento preto, bb determina o pigmento marrom, o alelo A determina a deposição de pigmentos, e aa não determina a deposição do pigmento, originando a coloração dourada ou caramelo.
Considerando-se um casal de labradores e seus filhotes, sabe-se que a mãe é dourada e homozigota recessiva para ambos os pares de genes (a e b), que o pai é preto e há filhotes pretos, marrons e dourados.
Nesse contexto, o genótipo do pai é
a) BBAA.
b) Bbaa.
c) bbAa.
d) BbAa.
e) BBAa."
Você pode continuar estudando sobre epistasia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22247395
#SPJ4