As empresas rurais, na atualidade, têm demandado atenção tanto quanto as empresas comerciais e as grandes corporações. Fato esse corroborado pela ampla participação do agronegócio na economia brasileira. A contabilidade aplicada ao agronegócio também tem apresentado desafios, ao projetar-se em um cenário sendo ferramenta indispensável no apoio à tomada de decisão, demonstrando sua importância desde a pequena propriedade rural até as grandes corporações agroindustriais.
Em pequenas propriedades rurais, os processos de modernização são mais lentos, dadas as condições organizacionais em que essas propriedades estão estruturadas, quais sejam: gestão familiar centralizada, poucos recursos humanos especializados, entre outros. É muito comum encontrar registros informais relacionados aos gastos e às receitas, à quantidade de animais e à formação das culturas, sem qualquer critério ou classificação, apenas dados.
Suponha que você atue em um escritório de contabilidade e tenha recebido o seguinte caso.
Descrição da imagem não disponível
Com base nessas informações, quais seriam seus primeiros procedimentos em relação às informações que o Sr. João tem para estruturar a escrituração contábil de sua propriedade?
Respostas
Resposta: O primeiro passo é planejar o plano de contas, pois ele é a base sobre a qual a contabilidade estabelecerá o registro de suas operações diariamente, possibilitando registrar e controlar de forma adequada a movimentação patrimonial da entidade. Ainda no planejamento irei me atentar às necessidades especificas, com foco nas particularidades e especificidades da atividade operacional que a propriedade exige. Em seguida, elaborar a planificação de suas contas apresentando as seguintes especificações:
• Título da conta;
• Descrição da conta (finalidade);
• Esclarecimento acerca dos regulamentos e convenções internas que embasarão o uso do plano de contas e do sistema contábil da empresa;
• Módulo de funcionamento (débito ou crédito).
No momento do planejamento não ficará de fora levantamento do inventário da propriedade, pois é uma parte fundamental para que as contas que irão compor o plano sejam definidas de modo a contemplar todos os elementos patrimoniais.
É nela que irei classificar os elementos patrimoniais da propriedade do Sr. João, dessa forma ele não terá a possibilidade de cometer o erro de duplicação de informações, além disso, farei a determinação dos usuários das informações reportadas a contabilidade. Além disso, um plano de contas estruturado de forma adequada evita que um mesmo tipo de operação possa ser registrado com nomenclaturas diferentes. Farei o agrupamento das contas separando as contas sintéticas e analíticas, customizando de acordo com as necessidades da propriedade.
Respondido por uma pessoa de Marabá.
Explicação:
Eu mesma criei a resposta com base no documento disponível pela Faculdade.