A imagem a seguir ilustra a diferença entre um neurônio com a bainha de mielina com a sua configuração em aspecto normal e a outra com a mielina desfigurada. Esse fato representa as consequências da Esclerose Múltipla. Esclerose Múltipla - desmielinização Fonte da imagem: Disponível em: < http://www. Minhavida. Com. Br/saude/temas/esclerose-multipla> Acesso em: 12. Jul. 2017. De acordo com a imagem, analise as afirmativas a seguir: I. A Esclerose Múltipla, por desconfigurar a bainha de mielina é uma doença que afeta o sistema nervoso humano. II. A desconfiguração da bainha de mielina gera consequências irreversíveis para o paciente, não havendo cura. III. A desconfiguração da bainha de mielina não deve afetar os movimentos e a agilidade do paciente. IV. A Esclerose múltipla pode gerar benefícios aos pacientes com doenças neurológicas, já que ocorre a desconfiguração da mielina. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. I e III, apenas. B. II, III e IV, apenas. C. II e IV, apenas. D. I, II e IV, apenas. E. I e II, apenas
Respostas
Considerando a importância de bainha de mielina e as consequências da esclerose múltipla, pode-se concluir que as assertivas I e II estão corretas, o que corresponde à alternativa E.
Sobre a bainha de mielina
A bainha de mielina é um revestimento lipídico que recobre os axônios dos neurônios. Esta camada funciona como um isolante elétrico de modo a garantir uma maior velocidade e precisão na transmissão dos impulsos nervosos ao longo do corpo.
Algumas doenças, como a esclerose múltipla, levam a destruição da bainha de mielina, em processo denominado desmielinização. Este processo é irreversível e condições desmielinizantes são, portanto, incuráveis.
Você pode continuar estudando sobre a bainha de mielina e os neurônios aqui: https://brainly.com.br/tarefa/87363
#SPJ4
Resposta:
I e II
Explicação: