A imunidade adaptativa refere-se à proteção desenvolvida contra certos tipos de micróbios específicos ou substâncias estranhas, podendo ser adquirida ativa ou passivamente. A imunidade é adquirida ativamente quando o sistema imune de uma pessoa responde à exposição a microrganismos ou substâncias estranhas. A imunidade é adquirida passivamente quando anticorpos são transferidos de uma pessoa para a outra. A imunidade passiva no recipiente (na pessoa que recebe) dura enquanto os anticorpos estiverem presentes – em muitos casos, algumas poucas semanas. Tanto a imunidade adquirida ativamente, quanto a imunidade adquirida passivamente podem ser obtidas por meios naturais ou artificiais. A imunidade adaptativa conta com três mecanismos principais para combater os patógenos invasores: anticorpos, linfócitos Th (helper ou auxiliares) e linfócitos T citotóxicos. Assim, a resposta imune adquirida vai ativar um ou mais dessas estratégias de defesa, desenvolvendo-se em etapas que contam com reações específicas dos linfócitos envolvidos, que atuam da seguinte maneira: 1- Ativação do linfócito. 2- Contração ou declínio. 3- Reconhecimento do antígeno. 4- Memória. 5- Eliminação do antígeno
Respostas
Primeiro temos a apresentação do antígeno, reconhecimento, após isso temos a diferenciação dos linfócitos B e T, essa fase eles viram células efetoras e células de memória. Após isso a a produção de anticorpos e a eliminação do antígeno, a produção de anticorpos tem um pico e se estabiliza, após a eliminação completa vai haver um declínio e temos a memória imunológica do antígeno em questão. Ordem correta é: 3 - 1 - 5 - 2 - 4.
Memória Imunológica
Nosso sistema de defesa conta com algumas células especializadas, como macrófagos, neutrófilos, eosinófilos. Nosso sistema trabalha com células chamadas de linfócitos, que são dois tipos, as células T e as células B, elas se diferenciam em células efetoras e células de memória.
As células efetoras combatem a partícula infecciosa e impedem que ela se prolifere, as células de memória guardam parte do agente infeccioso e quando há novamente a exposição a ele, elas são ativadas novamente.
Primeiro temos a apresentação do antígeno, que os linfócitos reconhecem. Após isso temos a ativação do linfócito, que o linfócito B e T se diferenciam. Após isso temos a eliminação do antígeno que ocorre com a produção de anticorpos, também temos células de memória ativas, após a produção de anticorpos temos uma fase que a produção e mantém constante e depois há um declínio, logo temos a memória, que é a última fase.
A questão está incompleta, ela quer saber a ordem correta das fases.
Continue aprendendo sobre defesa imunológica:
https://brainly.com.br/tarefa/11530316
#SPJ4
Resposta: Alternativa E
e) 3 - 1 - 5 - 2 - 4.
Explicação:
3- Reconhecimento do antígeno.
1- Ativação do linfócito.
5- Eliminação do antígeno.
2- Contração ou declínio.
4- Memória.
CORRIGIDO PELO AVA