A interpretação errônea da postura complexa de Smith, com respeito à motivação e aos mercados e o descaso por sua análise ética dos sentimentos e do comportamento refletem bem o quanto a economia se distanciou da ética, com o desenvolvimento da economia moderna. Smith de fato deixou contribuições pioneiras ao analisar a natureza das trocas mutuamente vantajosas e o valor da divisão do trabalho e, como essas contribuições são perfeitamente condizentes com o comportamento humano, sem bonomia e sem ética, as referências a essas partes da obra de Smith têm sido profusas e exuberantes
Respostas
As asserções são verdadeiras e a II justifica a I. A teoria econômica de Smith tem bases éticas onde se é contrário ai egoísmo individualista.
Smith e a economia ética
Para Smith, a economia deve regida por pessoas que acreditam em ética, servindo aos cidadãos daquela sociedade como maneira de enriquecer aqueles que trabalham, beneficiando a todos com o consumo e venda de mercadorias de acordo com sua necessidade. Riqueza sem uma sociedade saudável economicamente é um número desigual.
A ideia de livre mercado trabalhada por Smith se pauta em bases de liberdade para que haja trabalho, para que os sujeitos possam comercializar o fruto de seu trabalho e consumir o fruto do trabalho de outras pessoas. Se a sociedade não é saudável ética e financeiramente, não há mercado para ser livre.
Complemento da questão — assertivas:
- I - Tratar a produção e a distribuição da riqueza apenas por ponderações matemáticas do que seria mais eficiente ou lucrativo, ou limitar o comportamento humano ao egoísmo individualista em que cada um cuida da sua vida seria um grave, mas frequente erro na compreensão do funcionamento da economia.
PORQUE
- II - A ética constitui qualidade fundamental para o sistema econômico, reconhecida inclusive pelos clássicos da teoria de livre mercado.
Adam Smith — leitura complementar: https://brainly.com.br/tarefa/2577884
#SPJ4