A pandemia evidenciou as falhas do saneamento básico brasileiro: para poder ficar em casa na quarentena e lavar sempre as mãos, é preciso ter acesso à água encanada, o que nem sempre é o caso em um país onde muitos ainda dependem de carros-pipa e convivem com esgoto a céu aberto. Embora 85,5% da população receba água encanada, a coleta de esgoto só chega a 53% - e, do que é coletado, apenas 46% é tratado. Quase 40% dos municípios brasileiros não contam com nenhuma coleta de esgoto, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada em julho. Disponível em: https://www. Uol. Com. Br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/09/como- o-atraso-do-saneamento-no-brasil-prejudica-a-saude-e-a- economia. Htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 01 set 2020. A falta de saneamento influencia na A expectativa de vida. B taxa de natalidade. C densidade demográfica. D taxa de mortalidade
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D é a correta. A falta de saneamento básico influencia na taxa de mortalidade.
Quais as consequências da falta de saneamento básico?
A falta de saneamento básico pode ocasionar diversos problemas, dentre eles o aumento da taxa de mortalidade infantil, doenças como: leptospirose.
Dentre todos os problemas, as 5 consequências mais marcantes são:
- Ameaça a saúde pública
- Desigualdade social
- Poluição dos recursos hidricos
- Poluição urbana
- Improdutividade
Ou seja, pela sua falta, diversas familias são marginalizadas e esquecidas à beira de esgotos e canais de água poluidos. Esses esgotos a céu aberto podem proliferar doenças, que será transmitidas pela população que ali vive.
Além disso, esses estão sujeitos à fome e falta de água até para beber, podendo chegar a casos extremos.
Entenda mais sobre saneamento em: https://brainly.com.br/tarefa/10527803
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás