Além de distiguir as três zonas do funcionamento mental, que são: O consciente, o subconsciente e o inconsciente, Freud (1976) também formulou uma segunda teoria do aparelho psíquico, cujo introduziu os seguintes conceitos: ID, EGO e SUPEREGO. Sobre estes, podemos afirmar que:
I – O id, ego e o superego são os elementos que compõem o “sistema da personalidade”.
II – O id se constitui como o reservatório da energia psíquica em que se localizam as pulsões da vida e a morte, é regido pelo princípio do prazer.
III - O ego administra a relação do indivíduo com o meio, em que os conteúdos mentais conscientes e subconscientes são acessíveis voluntariamente pelo sujeito, tornando possível saber o que está sendo pensado ou sentido a respeito dos conteúdos que estão em sua consciência.
IV - O superego vai funcionar como censura aos conteúdos do id. Ele origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade.
Assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Todas as afirmações estão corretas.
Explicação: correção da prova.
respondido por:
2
Em relação a teoria do aparelho psíquico apresentada por Freud, que introduziu os conceitos de id, ego e superego. Podemos afirmar que todas as assertivas estão corretas.
O Id, Ego e Superego Segundo Freud
A teoria do aparelho psíquico é uma das teorias mais importantes da psicologia de Sigmund Freud. Ele desenvolveu essa teoria para explicar como a mente funciona, especialmente no que diz respeito às relações entre os três elementos principais da mente: o ego, o superego e o id.
- ID: é a parte do inconsciente que busca satisfazer os instintos básicos.
- Ego: parte consciente do indivíduo, que lida com o mundo externo.
- Superego: o superego é a parte moral do inconsciente, que impõe regras e limites.
Veja mais sobre Sigmund Freud em: https://brainly.com.br/tarefa/53325535
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás