Adam Smith (1723-1790) foi fundador da escola clássica. Em sua obra, A Riqueza das Nações, publicada em 1776, o pensador defendeu a divisão do trabalho como potencializadora do aumento da produção por três razões: Primeiro, cada trabalhador desenvolve uma habilidade maior ao realizar uma simples tarefa; segundo, economiza-se tempo; terceiro, uma vez simplificada as atividades, o maquinário pode aumentar a produção. Sobre a divisão do trabalho leia o seguinte excerto: “Essa divisão do trabalho, da qual derivam tantas vantagens, não é, em sua origem, o efeito de uma sabedoria humana qualquer, que preveria e visaria esta riqueza geral à qual dá origem. Ela é a consequência necessária, embora muito lenta e gradual, de uma certa tendência ou propensão existente na natureza humana que não tem em vista essa utilidade extensa, ou seja: a propensão a intercambiar, permutar ou trocar uma coisa pela outra.” SMITH, A. A Riqueza das Nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 73. Sobre o conceito de divisão do trabalho, avalie as seguintes afirmativas: I. Segundo Adam Smith, a divisão do trabalho surgiu de modo planejando e consistia na separação dos conceitos de trabalho e troca. II. O aperfeiçoamento da produção e o desenvolvimento de uma melhor habilidade e técnica, podendo ser aplicado em qualquer lugar, são efeitos da divisão do trabalho. III. A ampliação da produção, provocada pela divisão do trabalho, beneficia toda a civilização. Porém, para que isso ocorra, Smith defende que o Estado seja responsável por controlar a economia. IV. O conceito de divisão do trabalho está inserido no contexto da Revolução Industrial e no aumento de sua produção. Portanto, podemos afirmar que Adam Smith se opunha as ideias defendidas pelos fisiocratas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Adam Smith mudou a história da administração, pois o seu modelo clássico de divisão de tarefas, considerando o contexto da Revolução Industrial, possibilitou melhores habilidades e técnicas de trabalhos, que, além de aumentar a produtividade, eram versáteis, ou seja, podiam ser implantados em qualquer lugar facilmente. Sendo assim, a alternativa correta é a 2: II e IV apenas.
Adam Smith
Adam Smith é um filósofo e economista escocês, considerado como o pai da economia moderna e o pai do liberalismo econômico, pois defendia a intervenção mínima do Estado.
Leia mais sobre Adam Smith em:
https://brainly.com.br/tarefa/3042400
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás