“Ora, o mercado certo é um dos obstáculos ao estímulo da cerâmica popular dos nossos dias. Mesmo as peças utilitárias estão sendo todas pouco a pouco abandonadas. As moringas que refrescam a água são substituídas por geladeiras, o vasilhame de barro, com todas as virtudes que possa ter, contra inimigos invencíveis em louças mais duráveis, ou em caixas e latas que oferecem outras vantagens; a não ser por moda, ou um outro caso, ninguém quer saber de comida em caçoletas nem em pratos de barro; os alguidares arranham os mármores da cozinha, e as salgadeiras e travessas de barro tornaram-se incômodas. O mundo feito a máquina não compreende as bordas irregulares do barro, não gosta dos vidrados escorridos desigualmente, não aprecia a boniteza torta das canecas, das jarrinhas sem equilíbrio total.” (Cecília Meireles, As artes plásticas no Brasil, 1968).
Sobre o texto acima, estamos falando de:
a) Artesanato brasileiro e sua ampla utilidade, mas que foi perdendo espaço pela modernidade de novos produtos feitos a máquina.
b) Design produzido no Brasil que é pouco valorizado.
c) Produtos com assinatura de artistas, mas usados no dia a dia como objetos artesanais.
d) Objetos de arte muito em voga na época que a autora escreveu o texto.
e) Artesanato urbano bastante apreciado em comparação aos objetos de design.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: A resposta correta é: Artesanato brasileiro e sua ampla utilidade, mas que foi perdendo espaço pela modernidade de novos produtos feitos a máquina.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás