Respostas
Resposta:
Os dois maiores motivos que levou ao crescimento e expansão da escravidão em Roma foram: presos de guerra após conquistas militares ou pessoas pobres e endividadas.
Espártaco se tornou escravo após desertar o exército romano, formar uma quadrilha de ladrões e ter sido capturado por volta do ano de 73 a.C. Foi vendido para um ex-gladiador chamado Lentulus Batiatus, que o treinou como gladiador.
As constantes humilhações e torturas sofridas por si e seus companheiros fizeram com que Espártaco liderasse uma rebelião, reunindo um grupo de mais 74 escravos, fugindo do cativeiro e formando um exército ao que outros escravos de Roma se aliavam à causa. Estima-se que o exército contou com mais ou menos 100 mil homens se rebelando contra a escravidão da República Romana.
Em 71 a.C., entretanto, na tentativa de fazer com que o exército romano primeiramente se rendesse, o líder da revolução tentou negociar a rendição com Marcus Licinius Crassus – nomeado general do exército - ao qual foi negada prontamente. Sem escolha, a tropa de escravos enfrentou o exército romano, onde foram derrotados e mais de 6000 dos ex-escravos e revolucionários foram crucificados e expostos pelos 200km de extensão da Via Ápia.
Em suma:
- Espártaco foi um preso de guerra e foi escravizado como gladiador antes de liderar a conhecida revolução de escravos na República Romana entre os anos de 73 e 71 antes de Cristo.
Leia mais sobre Espártaco e sua revolução de escravos nos links: https://brainly.com.br/tarefa/24306131 e https://brainly.com.br/tarefa/1005459.