O pai da minha filha foi processado em 1992, ela tinha 1 ano e nunca pagou nada. Fugia dos empregos para não pagar. Deixei pra lá e fui trabalhar p mantê-la e nunca mais voltei ao fórum. Quando ela fez 18 anos ele entrou com Processo de exoneração de alimentos no fórum de outro município que não é o de origem do processo e conseguiu. Em 2013 minha filha já maior de idade reabriu o processo, estava fazendo faculdade. Ele como sempre fugindo. Até q só agora 2022 que conseguiu ser intimado. Como pode exonerar o que nunca pagou? O advogado disse que ela tem direito a receber a pensão referente a 5 anos,uma vez que ele nunca pagou nada, nem um centavo. O processo está em movimento, Gostaria de saber o que pode acontecer com ele? Ele tem que pagar? Se não pagar vai preso? Ele entrou em contato desesperado para fazer acordo e minha filha não aceita. Muito obrigada
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
sim ele tem a obrigação de pagar pensão referente a 5 anos , uma vez que ele nunca tenha pago nada
Resposta:
Em resumo, ele pode ser obrigado a pagar parte do custeio desde a primeira citação, até o final da faculdade ou até que a filha complete 24 anos. Se não pagar, a filha pode pedir ao juiz que determine a prisão do pai.
Explicação:
De acordo com o texto da lei, os pais tem o dever de pagar a pensão (participar no custeio) até que o filho complete 18 anos.
Entretanto, a maioria dos juízes e tribunais concordam em estender esta obrigação até que o filho conclua o ensino superior, limitando aos 24 anos de idade.
O pai pode ser condenado a pagar parte do custeio da filha até que ela complete esta idade. Se não pagar, a filha pode adotar algumas medidas judiciais para cobrar o valor não pago.
Uma dessas medidas, seria um pedido de prisão civil feito pela filha depende.