Seguindo uma linha temporal retrógrada, é possível identificar a origem e conhecer a evolução da atividade de investigação criminal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA: A) Atribui-se a oficial de polícia francês Alphonse Bertillon (Paris, 1853-1914) a criação da polícia técnica moderna, pois desenvolveu um método científico de reconhecimento de indivíduos que tinha suporte em mensurações de ordem sociológica e genética. B) No Brasil, a criminalística surge mais de um século antes da adoção internacional do médoto da "bertillonagem" ou "sistema Bertillon". C) O método canônico de obtenção de provas nos Tribunais da Inquisição, que por meio das ordálias ou das provas de fogo buscavam o que se considerava a rainha das provas – a confissão –, caracterizava-se pela elevada credibilidade, malgrado sua natureza cruel. D) A análise de provas de crime a partir de um arcabouço científico precede a civilização por ser uma necessidade premente cuja consecução era uma condição sine qua non para a viabilidade da vida social
Respostas
Em relação à origem e evolução da atividade de investigação criminal, é possível dizer que, no Brasil, a criminalística surge mais de um século antes da adoção internacional do método da "bertillonagem" ou "sistema Bertillon". Por causa disso, deve ser marcada a alternativa B.
O que é a criminalística?
Podemos dizer que a criminalística se caracteriza como uma ciência que acaba por determinar a dinâmica de um local de crime por meio da análise de evidências, e tudo isso com o principal objetivo de extrair informações sobre o crime. A finalidade é descobrir o(s) responsável(is) por ele.
No Brasil, a criminalística já existia muito antes do método da "bertillonagem" ou "sistema Bertillon", que é o método de investigação criminal que leva em conta características individuais da pessoa.
Veja mais sobre investigação criminal:
https://brainly.com.br/tarefa/48278991
#SPJ4