Considerando que, no trecho lido, Victor Hugo posiciona-se sobre o saque e a destruição do Palácio de Verão, próximo à cidade de Pequim, na China, em 1860, pelas forças anglo-francesas, responda: a. Por que franceses e ingleses saquearam e destruíram o Palácio de Verão? b. Que argumentos são utilizados por Victor Hugo para questionar teorias que opunham uma cultura civilizada a outra bárbara, no caso, europeus e chineses?
Respostas
A invasão, saque e destruição do Palácio de Verão pela Inglaterra e França foi o resultado da chamada Guerra do Ópio, que foi disputada entre a China e Inglaterra.
Victor Hugo reflete sobre a ação daqueles que se dizem civilizados contra os chamados bárbaros. É uma posição civilizada destruir e saquear um edifício dessas dimensões e de tal valor cultural e econômico?
Características da Guerra do Ópio
A chamada Guerra do Ópio foi uma disputa entre China e Inglaterra pelo comércio de ópio, substância extraída da planta papoula com propriedades relaxantes.
A Inglaterra e a China estabeleceram relações comerciais de chá e especiarias. A partir de 1800, os países asiáticos proibiram a venda de ópio dentro de suas fronteiras, aumentando e impondo a proibição, levando a duas Guerras do Ópio, a primeira de 1840 a 1842 e a segunda de 1856 a 1860, levando ao Palácio de Verão ser destruído.
Entenda mais sobre a Guerra do Ópio aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4560415
#SPJ4