Para se firmar como corrente historiográfica dominante na França, e estender posteriormente sua influência a outros países da Europa e também da América, os fundadores e consolidadores dos Annales precisaram estabelecer uma arguta e impiedosa crítica da historiografia de seu tempo – particularmente daquela historiografia que epitetaram de História Historizante ou de História Eventual – buscando combater mais especialmente a Escola Metódica Francesa e certos setores mais conservadores do Historicismo. Os Annales, em busca de sua conquista territorial da História, precisavam enfrentar as tendências historiográficas então dominantes, mas também se afirmar contra uma força nova que começava a trazer métodos e aportes teóricos inovadores para o campo do conhecimento humano: as nascentes Ciências Sociais. É contra o pano de fundo deste duplo desafio que o movimento inicia a sua aventura historiográfica”. BARROS, J. C. D’ A. A Escola dos Annales: considerações sobre a história do movimento. Revista História em Reflexão, Dourados, v. 4, n. 8, p. 4, 2010. Fundada, em 1929, por Marc Bloch e Lucien Febvre, a denominada Escola dos Annales se caracterizou por elaborar uma nova interpretação no campo da História. Considerando essas informações, a seguir analise as afirmações: I. Os Annales propuseram o aumento de possibilidades documentais a serem utilizadas pelos historiadores. II. Os Annales defendiam que a subjetividade pode estar presente na análise de uma fonte, desde que haja embasamentos científicos. III. Os Annales considerou que a interpretação faz parte da análise científica, além de reconhecer a necessidade de múltiplas interpretações. IV. Os Annales eram contra a proposta de Leopold von Ranke, que inspirou, na verdade, o movimento da Escola Metódica. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: II, III e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação: Pag do livro 202
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
I, II, III e IV.
*Respectivamente*
I. Os Annales propuseram o aumento de possibilidades documentais a serem utilizadas pelos historiadores.
II. Os Annales defendiam que a subjetividade pode estar presente na análise de uma fonte, desde que haja embasamentos científicos.
III. Os Annales considerou que a interpretação faz parte da análise científica, além de reconhecer a necessidade de múltiplas interpretações.
IV. Os Annales eram contra a proposta de Leopold von Ranke, que inspirou, na verdade, o movimento da Escola Metódica.
Pag 202, História Política e Econômica - Unicesumar
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás