• Matéria: História
  • Autor: jlanafialho
  • Perguntado 3 anos atrás

Não deixa de ser surpreendente que o lirismo delicado de Cecília Meireles tenha se mostrado, entre nós, um dos mais permeáveis aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. De algum
modo, aquele “costume de sofrer pelo mundo inteiro” reflete-se em diversas passagens entre 1939- 1945, tal como nestes versos do poema “Pistoia, cemitério militar brasileiro”:
São como um grupo de meninos
num dormitório sossegado,
com lençóis de nuvens imensas,
e um longo sono sem suspiros,
de profundíssimo cansaço.
MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado. São Paulo, Editora 34, 2016, p. 254-255.
A Segunda Guerra Mundial foi polarizada por dois grandes blocos de países, que, no início do conflito, sofreram algumas modificações em sua composição. Um importante país, em termos
geopolíticos, que oscilou em sua posição no início dessa guerra, foi
a) a Argentina, cujo governo era simpatizante declarado do Eixo mas que, por pressão norte- americana, foi obrigado a declarar-se favorável aos Aliados e enviar tropas em colaboração.

b) a Espanha, que apoiou oficialmente os Aliados até a decisão de Franco de combater os comunistas e, por conseguinte, unir-se ao Eixo.
c) o Japão, simpatizante dos Aliados que, no entanto, após ser atacado por tropas russas, aliou-se aos países do Eixo.
d) a Itália, que de início era resistente aos planos de expansão nazista, mas decidiu apoiar esse projeto político ao ser atacada por Inglaterra e França.
e) a URSS, que mantinha um pacto de não agressão com a Alemanha, mas, diante da invasão alemã sem declaração de guerra, rompeu o acordo e combateu ao lado dos Estados Unidos e demais aliados.

Respostas

respondido por: wellingtonferre2
0

e) a URSS, que mantinha um pacto de não agressão com a Alemanha, mas, diante da invasão alemã sem declaração de guerra, rompeu o acordo e combateu ao lado dos Estados Unidos e demais aliados.

A União Soviética antes da segunda guerra havia firmado um pacto com a Alemanha nazista, que consistia em um não intervir em guerras travadas pelo o outro. Já durante a guerra a Alemanha com vontade de tomar a URSS invadiu imaginando poder ganhar aquele país, mas acabou que tiveram apoio dos aliados e utilizaram de suas táticas de guerra. A URSS foi um dos mais importantes para vencer a guerra.

Perguntas similares