Respostas
Resposta:
China: dominação e resistência:
As potências estrangeiras exerciam sua dominação com o apoio do imperador Qin, que se deixava corromper por elas, e da elite chinesa liderada por notáveis e mandarins. A imensa maioria da população era formada de camponeses que, com o seu trabalho, sustentavam as elites e os estrangeiros. Some-se a isto a imposição de valores ocidentais e da religião cristã aos chineses e se compreenderá por que os camponeses promoveram uma grande rebelião em 1898 – a Revolta dos Boxers (o nome vem do fato de seus membros pertencerem a seitas secretas que praticavam uma luta marcial). O slogan dos rebeldes era “reviver Qin e destruir o estrangeiro”, pois eles acreditavam que chineses cristãos iludiam o imperador fazendo com que ele se voltasse contra o povo e as religiões da China.
Notáveis:
Funcionários públicos graduados.
Mandarins
Chefes políticos locais com grande poder no interior da China.
A Revolta dos Boxers chegou a Pequim, capital do Império, e muitos estrangeiros que ali residiam foram mortos pelos rebeldes. Dali o movimento rebelde se espalhou rapidamente e recebeu o apoio da família imperial. As potências imperialistas, por sua vez, revidaram invadindo a China em nome da “civilização” e, depois de massacrar milhares de chineses, impuseram ao país um tratado humilhante, que reforçava a subordinação chinesa ao Ocidente.
O fim do Império chinês
O fim do Império chinêsDisposto a combater a dominação estrangeira e a corrupção na corte chinesa, em 1900, o médico Sun Yat-sen fundou o.
Explicação:
espero ajudar!
bons estudos!