As áreas urbanas centrais são estratégicas para as políticas de renovação urbana, na medida em que estabelecem processos de gestão de ações integradas, públicas e privadas, com os propósitos de:
A)
promover essencialmente as atividades de comércio e serviços e otimizar a estrutura viária e fundiária existentes com atividades associadas ao desenvolvimento urbano e econômico.
B)
estimular o investimento imobiliário em áreas dotadas de infraestrutura e ampliar as ofertas de emprego na construção civil por meio do incentivo às novas construções, exclusivamente voltadas ao uso habitacional.
C)
reverter os processos de evasão e degradação do ambiente urbano, compreendendo a recuperação e reutilização de espaços e edificações ociosas, vazias ou deterioradas, através da melhoria dos serviços públicos, da infraestrutura e da acessibilidade e além da promoção da diversidade de usos. (RESPOSTA CERTA C)
D)
apoiar as ações de investidores privados interessados no fortalecimento da capacidade competitiva da cidade com base na renovação e modernização tanto da infraestrutura, como do conjunto edificado, mediante a substituição da população residente de baixa renda.
E)
contribuir para a redução do déficit habitacional mediante a manutenção de usos, aumento da taxa de ocupação e recuperação por meio da demolição de conjuntos subutilizados, degradados e desocupados.
Respostas
A alternativa correta é a letra "c", pois as áreas centrais correspondem às áreas de ocupação mais antigas da cidade, englobando, além do centro histórico, também os bairros vizinhos que apresentam características semelhantes.
Aspectos sobre as áreas urbanas centrais
A implementação de programas habitacionais em áreas centrais das cidades, contribui para democratizar o acesso à cidade, otimizando o uso da infraestrutura e dos serviços públicos já instalados, são os processos de ocupação e crescimento urbano que costumam gerar um esvaziamento das áreas centrais.
Esse esvaziamento se caracteriza, especialmente, pela diminuição do número de moradores, imóveis vazios e subutilizados, degradação do patrimônio histórico, precariedade habitacional em cortiços, concentração de atividades informais, mudança de perfil socioeconômico dos moradores, além da transferência de setores públicos e privados para outras localidades.
Aprenda mais sobre áreas urbanas centrais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24845727
#SPJ1