• Matéria: História
  • Autor: emillecarolina1474
  • Perguntado 3 anos atrás

Conforme escreveu o historiador h. B. Johnson depois que a iniciativa privada preparava o terreno a burocracia real intervinha para apropriar de uma empresa em funcionamento. Mostre como esse processo ocorreu no Brasil no início do período colonial

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

Durante o início da colonização no Brasil, foi implementado uma colonização de iniciativa privada conhecida como "Capitanias Hereditárias" onde o governo português concedeu terras aos donatários para iniciarem o processo de ocupação da colônia. Após esse povoamento, era exigido o cumprimento do que era acordado nos forais e nas cartas de doação.

Capitanias Hereditárias, Forais e Cartas de Doação

O sistema das capitanias hereditárias foi uma espécie de terceirização da colonização do território brasileiro, onde a Coroa por medo de investir nesse ato, ela autorizou o investimento privado dos donatários na colônia.

Os donatários ao aceitarem esse processo, deveriam cumprir com o que fora acordado nos forais e nas cartas de doação, onde deixava explícito os seus direitos e deveres sobre essas capitanias.

Os donatários deveriam povoar o território e realizar a criação de vilas e impostos. Deveriam cumprir com a exportação de 10% de toda a produção da capitania à Coroa, e cumprir com o Quinto, imposto correspondente a 20% da produção do metal precioso. Os donatários também deveriam assegurar o monopólio da extração do pau-brasil para a metrópole lusa.

Saiba mais sobre "Capitanias Hereditárias, Forais e Cartas de Doação" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12303149

#SPJ4

Perguntas similares