• Matéria: Geografia
  • Autor: vitoriamkbgmailcom
  • Perguntado 3 anos atrás

Podemos dizer que a Antártica fazer a parte do supercontinente primitivo chamado gondware? quais fatos possibilitam chegar a essa conclusão?
★ajuda urgente★​

Respostas

respondido por: william870921
1

"Pangeia é o nome dado ao supercontinente que compunha a superfície terrestre dos períodos Permiano ao Triássico. Essa massa única era banhada também por um único oceano, chamado de Pantalassa. A separação da Pangeia, que deu origem à configuração dos continentes como hoje conhecemos, teve início há 230 milhões de anos.  O primeiro a sistematizar a hipótese da existência desse supercontinente foi Alfred Wegener, na teoria da deriva continental, no início do século XX. A explicação sobre o mecanismo que ocasionou a movimentação das massas continentais surgiu somente na década de 1960.

"Resumo sobre Pangeia

   A Pangeia é o supercontinente que compunha a superfície terrestre no período Per mi ano, há aproximadamente 300 milhões de anos.

   Essa gigantesca massa de terra começou a se fragmentar na era Mesozoica, no período T r i ás si co, há 230 milhões de anos.

   Era banhada por um único oceano, chamado P a n t a l a s s a.

   A sua existência e posterior fragmentação é explicada por duas teorias principais: a teoria da deriva continental e a teoria das placas tectônicas.

O que é a Pangeia?

Pangeia é o nome utilizado para designar a gigantesca massa de terra que compunha um único continente, referido também como supercontinente, e que formava a superfície do planeta no passado geológico, mais precisamente entre a segunda metade da era Paleozoica, a partir do período Per m iano (há aproximadamente 300 milhões de anos), e o início da era Mesozoica (há 230 milhões de anos).

A palavra p an geia é bem representativa da estrutura do supercontinente, pois ela é derivada de dois termos em grego antigo que, juntos, significam “todas as terras” ou “toda a Terra” (p an = todo; g ea = terra)."

não sei se ira ajuda he he

:)

Perguntas similares