Comece com a leitura do trecho do artigo Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos:
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.“
A presença de grupos socioculturais diversos nos cenários públicos, tanto no âmbito internacional como no Brasil, tem provocado tensões, conflitos, diálogos e negociações orientadas à construção de políticas públicas que focalizem estas questões. Em cada contexto esta problemática adquire uma configuração específica, articulada com as diversas construções históricas e político-culturais de cada realidade.
A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais, assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural.
Diferentes manifestações de preconceito, discriminação, diversas formas de violência – física, simbólica, bullying –, homofobia, intolerância religiosa, estereótipos de gênero, exclusão de pessoas deficientes, entre outras, estão presentes na nossa sociedade, assim como no cotidiano das escolas. A consciência desta realidade é cada vez mais forte entre educadores e educadoras. Como afirmou um professor numa das pesquisas que realizamos recentemente, "as diferenças estão bombando na escola".
Entretanto, inúmeros têm sido os estudos e as pesquisas que identificam, descrevem e denunciam situações em que alunos(as) com determinadas marcas identitárias são rejeitados(as), objeto de discriminações e inferiorizados(as) no dia a dia das nossas escolas.”
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I – As diferenças étnicas, de gênero, orientação religiosa e sexual são algumas das realidades da sociedade que podem ser consideradas de formas diferentes na cultura de cada organização.
II – As manifestações de preconceito estão presentes em toda a sociedade, este é um problema cultural geral e a cultura organizacional escolar apenas deve aceitar e incorporar.
III – A rejeição pelo grupo de alunos com determinadas marcas identitárias pode ser reduzida a partir do posicionamento da Organização Escolar por meio da apresentação de valores e normas.
elizabetetonelli:
as afirmaçoes 1 e 3 estao corretas
Respostas
respondido por:
2
V-F-V. O exercício trata da abordagem de questões de gênero ou étnicas no contexto escolar, dentro de uma educação plural e inclusiva, às vezes enfrentando situações de preconceito ou rejeição social.
A escola e a interculturalidade
A autora do excerto citado no exercício chama de interculturalidade ao processo de incorporar diferentes visões e presenças sociais no processo educacional.
As afirmativas do exercício oferecem interpretações sobre questões de direitos humanos e conscientização:
- I. Verdadeira. Diferenças costumam ser tratadas de forma contrastante de uma organização para outra. Esta é uma discussão cabível e necessária.
- II. Falsa. Não se trata de aceitar ou incorporar visões que não coadunem com uma perspectiva humanitária.
- III. Verdadeira. A instituição escolar ajuda se posicionando, tanto em sala quanto através de regulamentação.
Continue aprendendo sobre inclusão nas escolas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52674365
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás