Uma vez que a arte do Egito era voltada a religião, os artistas não eram considerados artistas, no sentido que compreendemos hoje, eles eram artesãos contratados para desenvolver as pinturas, esculturas, relevos, entre outras manifestações artísticas do período.
FONSECA, C. S. Estética e História da Arte I. Maringá: Unicesumar, 2019.
A respeito da história, cultura e expressões estéticas egípcias, avalie as asserções abaixo:
I. A contribuição para a arte egípcia não era individual, mas coletiva, uma vez que, os sujeitos que criavam o faziam de modo anônimo e seguindo um cânone comum.
II. O Faraó era considerado um ser divino e as pirâmides, devido a sua altura e formato, eram construídas para auxiliar em sua ascensão depois da morte.
III. O ofício do artesão, o que incluía os domínios técnicos necessários para criação artística, eram determinados pelo dom de nascimento, não havendo grupos de mestres e aprendizes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Alguem fez ?
Respostas
A alternativa correta é a de número 5, pois todas as afirmativas são corretas, os artesãos eram ensinados por seus pais desde o nascimento, pois a crença existente na época, era que o dom seria passado de pai pra filho.
Os artesãos egípcios
Os artesãos egípcios eram pessoas que não possuía trabalhos comuns, como nas lavouras ou em outras atividades, eles, juntamente com os escribas, são responsáveis por descrever todo o legado que conhecemos hoje, por meio de artefatos, pinturas e no caso dos escribas, os escritos.
Os artesãos somavam uma minoria, pois era uma profissão passada de pai pra filho, os ensinamentos se iniciavam na infância, pois era necessário tempo para que o artesão se apropriasse das regras rígidas da arte. Assim, os artesãos mais habilidosos eram selecionados para trabalhar exclusivamente para o Faraó e para a nobreza.
Os artesãos que não eram escolhidos para trabalhar no alto escalão da sociedade egípcia, acabavam trabalhando nas cidades e produziam artefatos para a população em geral. Os artesãos mais bem sucedidos eram tão respeitados, que alguns possuíam suas próprias câmaras funerárias decoradas.
Aprenda mais sobre os artesãos egípcios aqui: https://brainly.com.br/tarefa/513100
#SPJ1