11. Leia este trecho de um relato de viagem das Irmãs Klink, filhas de Amyr Klink: Um dia, estávamos preparando a festa de aniversário do Flávio (tripulante do barco), fazendo o bolo e os brigadeiros, quando, de repente, os talheres foram jogados para longe. Ouvimos o barulho da barriga do barco raspando em pedras. O barco começou a tremer e balançar. Corremos para ver o que tinha acontecido. Estávamos encalhados a 30 centímetros de profundidade da água. Que sorte nosso barco ser de alumínio! Só pelo barulho, um barco com casco de madeira já estaria no fundo do mar. O esforço para sairmos de lá foi grande. Nosso pai manobrava a “nossa casa”, e o Flávio, um bote. Os dois faziam de tudo para sairmos das pedras que não estavam nas cartas náuticas. As ondas ajudavam a empurrar o barco para um lado e para o outro. O barco tombou e ficou meio de lado, e então caiu estrondosamente na água, formando ondas no mar. Depois de muito tempo, conseguimos sair dali. Laura, Tamara e Marininha Klink. Férias na Antártica. São Paulo: Grão, 2010 perguntas
a) Que situação de perigo é relatada?
b) Que informações presentes nesse trecho utilizam algarismos e numerais?
c) Caso essas informações fossem retiradas do relato, que mudança haveria?
d) Ao longo do trecho, que artigo antecede o substantivo barco quando este se refere ao transporte da família? Explique o sentido criado pelo artigo.
e) Ao indicar outro tipo de barco, que se opõe ao da família, que artigo é utilizado? Explique o sentido Expresso pelo artigo.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
a) ouvimos o barulho da barriga do barco raspando em pedras..." um naufragio
b) O trecho "estávamos encalhados a 30 centímetros de profundidade de água"
c)Haveria uma mudança grande pois distraidamente é o antônimo de cuidadosamente.
Explicação:
(D) E A (E) EU NAO SEI
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás