• Matéria: Sociologia
  • Autor: itsmicka
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia atentamente o excerto a seguir:

“Para explorar a composição histórica deste ‘complexo do Atlântico-Sul’, formado por escravos, açúcar e engenhos, aponto o que parecem ser suas fases históricas chaves e descrevo-as tal e qual eram: de modo algum uma

mas sobretudo um processo contínuo. De outra maneira, perde-se de vista as contingências, as eventualidades, os dilemas e os insuportáveis extremos para os quais as pessoas eram constantemente empurradas [...].”

MILLER, J. C. O Atlântico escravista. Afro-Ásia, Salvador, n. 19-20, 1997, p. 10. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2019.

O autor chama a atenção para os problemas sociais do ciclo do açúcar. Diante disso e do conteúdo estudado no livro-texto, os desdobramentos da economia açucareira na formação da economia e da sociedade brasileira foram:

a.
vocação agrícola, concentração de terras e desigualdade social.

b.
produção açucareira, pequena propriedade e geração de renda.

c.
exportação, distribuição de terras e riquezas.

d.
monocultura, dependência interna e subemprego.

e.
diversidade econômica, avanços e inovações produtivas e pobreza.

Respostas

respondido por: erickm5
2

Em relação às consequências da economia açucareira para a sociedade  no Brasil, a alternativa certa é a opção A, que trata da vocação agrícola brasileira associada à concentração de terras e a desigualdade social.

Compreendendo as consequências do ciclo açucareiro no Brasil

A determinação da vocação do Brasil como agrícola perpetuou processos adjacentes à subserviência dos interesses estrangeiros por um tempo muito maior do que o razoável, o que agravou a desigualdade social.

A concentração de terras nas mãos das elites latifundiárias impediu que a maior parte da população pudesse tirar proveito da vocação agrícola brasileira.

Saiba mais sobre o ciclo açucareiro em https://brainly.com.br/tarefa/54104554

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares