Um homem de 25 anos, alcoolizado, voltava de uma festa em um município vizinho, quando perdeu o controle do carro, que capotou diversas vezes. Populares acionaram o serviço de atendimento móvel de urgência (samu), que chegou rapidamente ao local do acidente. O paciente estava inconsciente, com sinais vitais alterados e apresentava traumatismo craniano encefálico (tce), com escala 5 de coma de glasgow (ecg). Ao refletir sobre esse caso, qual deve ser a conduta em relação a esse paciente?
Respostas
Um paciente inconsciente com lesão cerebral traumática na Escala de Coma de Glasgow 5 pode ser considerado um quadro grave.
Lesão cerebral traumática
Qualquer lesão na cabeça que cause inconsciência, mesmo que temporária, requer avaliação médica imediata.
Se os médicos encontrarem sintomas ou achados que sugiram possível dano cerebral, eles farão uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).
Uma lesão na cabeça é uma lesão por impacto no crânio. Além de hematomas, pode atingir o cérebro e causar sangramento, formação de trombos e edema, dependendo de sua gravidade.
Esses casos são classificados como lesões cerebrais traumáticas graves porque representam uma ameaça à vida do paciente.
Leia mais sobre lesões cerebrais em: https://brainly.com.br/tarefa/27802905
#SPJ4