Leia o fragmento de uma reportagem de divulgação científica:
Criatividade, dedicação, inovação e sustentabilidade. Essas são algumas das características que podem ajudar a definir a iniciativa da estudante maranhense Ana Beatriz de Castro, de 17 anos, que criou um bioacrílico a partir da casca da planta do Buriti, fruto que é umas das riquezas do cerrado do Maranhão.
Natural de Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís, o projeto de Ana Beatriz ficou em 2º lugar na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O anúncio dos vencedores aconteceu no sábado (26) e contava com 497 finalistas.
Ana Beatriz de Castro ficou em 1ª lugar entre os trabalhos selecionados do Maranhão. Com a vitória, a maranhense ganhou a oportunidade de representar o Brasil na feira Genius Olimpyad, que acontece em junho deste ano, em Nova York. A participação será de forma virtual.
Ao g1, a estudante maranhense disse estar muito entusiasmada para representar o Maranhão e o Brasil em uma das feiras científicas mais importantes do mundo.
[...]
Ana Beatriz de Castro contou, ao g1, que o interesse pela ciência começou ainda na infância, devido ao desejo que ela tinha em contribuir para um futuro mais sustentável.
"Eu sempre fui apaixonada pela ciência desde pequena e de contribuir para a mudança. Eu nunca me conformei com a forma que o mundo é tratado hoje, o mundo tem sido destruído pelo plástico e nós precisamos ter essa consciência. E a partir daí, entrei em contato com meu orientador e falei com meus pais, que deram todo o suporte", conta.
1. Que termos e pronomes são empregados para substituir e retomar o nome “Ana Beatriz de Castro”? Identifique-os e anote o trecho em que aparecem.
2. Releia o último parágrafo e identifique o adjunto adverbial de tempo empregado para garantir a continuidade do tema.
3. No último parágrafo, que termos o pronome “que” retoma?
Respostas
Resposta:1. Os termos são: “a maranhense” e “a estudante maranhense”; os pronomes são: “que”, no trecho “que criou um bioacrílico a partir da casca da planta do Buriti[...]” e “ela”, na frase “ela tinha em contribuir para um futuro mais sustentável”.
2. O adjunto adverbial é “a partir daí”.
3. O pronome “que” retoma “a forma”, no trecho, “a forma que o mundo é tratado hoje”, e “meus pais”, em “com meus pais, que deram todo o suporte".
HABILIDADE:
(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.
Explicação:
Site Plurall
Resposta:
Explicação:1. Os termos são: “a maranhense” e “a estudante maranhense”; os pronomes são: “que”, no trecho “que criou um bioacrílico a partir da casca da planta do Buriti[...]” e “ela”, na frase “ela tinha em contribuir para um futuro mais sustentável”.
2. O adjunto adverbial é “a partir daí”.
3. O pronome “que” retoma “a forma”, no trecho, “a forma que o mundo é tratado hoje”, e “meus pais”, em “com meus pais, que deram todo o suporte".: