"A partir dos 4 a 6 anos começam a cair os primeiros dentes de leite. Normalmente, eles são descartados ou guardados em caixinhas como lembranças e ficam esquecidos por lá durante anos. Muitos pais, no entanto, estão dando um destino bem mais útil aos dentinhos dos filhos, enviando-os para serem congelados e armazenados em laboratórios de criopreservação. O objetivo é preservar as células-tronco presentes na polpa do dente. Em Niterói, a dentista Veronica Tinoco passou a realizar o procedimento em sua clínica, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Segundo Veronica, as células-tronco extraídas da polpa do dente de leite não invalidam as do cordão umbilical, mas se complementam por tratarem de doenças distintas. A dentista explica que as células extraídas do sangue do cordão umbilical são de origem hematopoiética e só podem dar origem a células do sangue e do sistema imunológico. Elas são usadas para tratamento de doenças sanguíneas, como leucemia, anemias e linfomas. Já as células-tronco encontradas na polpa do dente de leite são de origem mesenquimal e têm grande potencial para originar diversos te
Respostas
Sobre as informações sobre células-tronco presentes no texto, as alternativas são: a) F – V – V – F – V. As células-tronco são células que não sofreram diferenciação celular e têm a capacidade de se autorrenovar e produzir vários tipos de células, tornando-se células especializadas que desempenham um papel na formação de vários tecidos do corpo.
Tipos de células - tronco
- Células - tronco embrionárias: São criadas no início do desenvolvimento embrionário e possuem uma excelente capacidade de diferenciação, permitindo que deem origem a todos os tipos de células.
- Células - tronco adultas: São células que não passaram pelo processo de diferenciação e estão envolvidas na regeneração de todos os tecidos do corpo. Esta classe de células é encontrada em todo o corpo, mas principalmente no cordão umbilical e na medula óssea. As células-tronco adultas podem ser divididas em dois grandes grupos: células-tronco hematopoiéticas, que estão envolvidas na formação de células sanguíneas, e células-tronco mesenquimais, que formam cartilagens, músculos, tendões, etc.
Complemento do enunciado:
Já as células-tronco encontradas na polpa do dente de leite são de origem mesenquimal e têm grande potencial para originar diversos tecidos do nosso corpo, como pele, músculo, cartilagem, ossos e até mesmo órgãos inteiros. Estudos apontam que elas se apresentam como possível cura para diversas doenças, como diabetes, Alzheimer, artrite reumatoide, doenças cardíacas e alguns tipos de cegueira".
A respeito das informações sobre células-tronco presente no texto, marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) As células-tronco encontradas no dente de leite são mais promissoras do que as células-tronco encontradas no sangue do cordão umbilical.
( ) A mais atual forma de coleta de células-tronco é feita durante a extração do dente de leite de crianças.
( ) Os pais estão coletando células-tronco do dente de leite dos filhos para já possuírem formas para tratamento de possíveis cânceres.
( ) As células-tronco encontradas nos dentes de leite podem gerar indivíduos idênticos á outros, por exemplo, irmãos gêmeos, como uma forma de clonagem.
( ) As células-tronco encontradas no dente de leite de crianças podem ser consideradas um avanço da medicina, principalmente como forma do tratamento do câncer de diversos órgãos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a. F – V – V – F – V.
b. V – V – F – F – V.
c. V – V – F – V – V.
d. F – V – F – V – V.
e. V – F – V – V – V.
Leia mais sobre células tronco em: https://brainly.com.br/tarefa/49604624
#SPJ4
Resposta:
F – V – V – F – V.
Explicação: