Respostas
A expressão “olho por olho, dente por dente” exprime corretamente a máxima do Código de Hamurabi, como um código de leis da antiguidade. Alternativa D.
A máxima do Código de Hamurabi
Em sua essência, o Código de Hamurabi evidenciava que, aquele que apresentasse um comportamento que se desviasse das normas propostas socialmente, deveria ser culpabilizado na mesma intensidade de seus atos, uma proteção ao direito de propriedade que era tão violado nas sociedades antigas, ao passo que muitos promoviam a justiça popular para que não se sentissem tão lesados.
Atualmente, esse código é entendido como juridicamente inflexível, cruel e danoso, haja vista que alguém que furtasse uma galinha poderia ter a mão amputada, assim como um ladrão de ouro.
No entanto, para a época em que foi formulado significou um avanço, pois, se antigamente as pessoas poderiam cometer as mais diversas barbaridades contra um ladrão de galinha, agora era estipulado que ele deveria ter tão somente sua mão amputada e pronto.
Abaixo, o enunciado completo:
O Código de Hamurábi era, sobretudo, um tratado sobre as leis da propriedade. A transgressão levava seus autores a castigos que iam desde a amputação de partes do corpo até o pagamento com a vida. Convém destacar que, mesmo após a queda do império babilônico, as civilizações que se sucederam continuaram a utilizar o Código de Hamurábi. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a máxima que definia esse código de leis:
- A) Quem com ferro fere, com ferro será ferido;
- B) Manda quem pode, obedece quem tem juízo;
- C) Um por todos e todos por um;
- D) Olho por olho, dente por dente.
Aprenda mais sobre o Código de Hamurabi: brainly.com.br/tarefa/39645440
#SPJ4