Respostas
respondido por:
1
O Mercantilismo foi uma política econômica utilizada na Europa, de 1453 a 1789. Defendia que uma nação rica é aquela que mantém sua balança comercial favorável (exportando mais que importando) e acumulando riquezas (metais preciosos).
As principais características do Mercantilismo
- Balança comercial favorável: exportação deve ser maior do que a importação, assim a balança comercial fica positiva.
- Colonialismo: o comércio é o responsável pela riqueza de um país. Sendo assim, era preciso conquistar territórios e transformá-los em colônias, que seriam submetidas a uma série de regras, tais como: só poderiam vender produtos para a metrópole, não poderiam ter nenhuma indústria de transformação, entre outros. Portugal, Inglaterra, França e Espanha tiveram colônias só para este fim.
- Intervencionismo estatal: cabia ao Estado planejar a economia. Ou seja, o estado criaria as manufaturas para transformar a matéria-prima trazida da colônia, ao mesmo tempo em que concedia licenças para o tráfico de escravos negros, pois era um comércio lucrativo.
- Metalismo: acúmulo de metais preciosos (ouro e prata), que era visto como sinal de prosperidade. A Espanha foi o país que mais praticou essa política através de suas colônias na América, que eram ricas em jazidas de ouro e prata.
- Protecionismo: impedir que produtos importados entrassem no país, taxando com impostos realmente altos.
- Monopólio: significa a exclusividade de um governo em uma determinada atividade econômica. Como exemplo, temos a Espanha que detinha o monopólio da venda do açúcar brasileiro na Europa, assim como das porcelanas, cristais, metais, entre outros.
- Criação de manufaturas: as manufaturas eram uma parte importante do Mercantilismo. A França construiu várias fábricas de produtos de luxo, a partir da ideias de Colbert, Ministro das Finanças do rei Luiz XIV.
Entenda mais sobre Mercantilismo em:
brainly.com.br/tarefa/1490991
#SPJ4
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás